Pergunta Plenário: Reformar o Estado: uma prioridade nacional
Pergunta Plenário: Os media hoje: analisar informação ou explorar sentimentos?
Pergunta Plenário: ASSEMBLEIA (exercício de simulação II)
Pergunta Plenário: Há uma saída para a crise?
Pergunta a ...
Paulo Rangel
Sendo o Dr. Paulo Rangel, um professor universitário na área do direito, e conhecendo o estado da área do direito em Portugal, acha que seria benéfica uma melhor selecção e maior exigência quer na entrada na Universidade, quer na admissão à Ordem?
João Garcia
De que modo é que o enfrentar de grandes cadeias montanhosas, e o espírito de sacrifício que é característico dos riscos que corre, podem servir como um exemplo para que os nossos políticos possam transpor as dificuldades que o nosso país atravessa?
Tomaz Morais
No actual tempo de crise, que vivemos, como poderiam os portugueses ser motivados a acreditar que os sacrifícios que actualmente estão a ser feitos são para o seu bem, a longo prazo, e permitem um futuro próximo para que os seus descentes possam ter uma melhor qualidade de vida?
Achei Curioso
Achei curioso que o actual Governo, aqui hoje representado pelo Dr. Miguel Relvas, dê especial ênfase ao papel que os jovens têm que desempenhar neste momento tão crítico para o nosso país, devendo na minha opinião que se tente envolver ainda mais os jovens na vida do País, contrariando o actual desinteresse da maioria dos jovens pelo que se passa no País.
" O anterior Governo fazia privatizações porque precisava de dinheiro, nós fazemos as privatizações, porque achamos que é melhor para a economia" Isto sim, demonstra que enquanto uns se preocupavam com apenas o presente, neglegenciando o futuro do país, o actual Governo preocupa-se não só com o presente, mas também em construir um futuro bastante mais risonho para todos os Portugueses.
A importância que o Prof. Dr. João de Deus Pinheiro atribuí ao sector da Agricultura em Portugal. Frases como "(...) a agricultura é para pessoas pouca inteligentes..." é como que no fundo um espelho do que se pensa de quem aposta neste sector, ou para jovens que pretendem exercer nesta área.
É preciso aproveitar o potencial agrícola do nosso País e fazer mudar esta opinião generalizada no seio dos Portugueses, para que possa haver uma maior aposta nesta área e respectivamente uma maior credibilização.
O exemplo brasileiro na área da agro-pecuária, descrito pelo Professor Doutor João de Deus Pinheiro é um exemplo que deve ser seguido.
Sugestões
Venho por este meio sugerir que sejam disponibilizadas as apresentações dos oradores, caso estes a possam disponibilizar gentilmente, de modo, a melhorar a assimilação de conhecimentos por parte dos alunos.
Caro Reitor,
venho por este meio sugerir, que mediante a disponibilidade dos oradores, houvesse um espaço "Notas Soltas", num registo de conversa informal, tal como aconteceu com o Ministro da Educação, que individualmente conversou com alguns grupos, para que estes tivessem oportunidade de terem neste registo uma conversa que poderia ser proveitosa para a sua formação e conhecimento.
Sugiro que se dedique um dia ou uma tarde, a um exercicio prático no âmbito da palestra " Falar Claro", de modo que os alunos da UV possam melhorar a sua capacidade de comunicação. Sendo que para isso fossem descritos os seus pontos fracos e os seus pontos fortes, por parte de quem já adquiriu experiência suficiente na área da boa comunicação, como o caso do nosso Reitor Carlos Coelho e do Dr. Rodrigo Moita de Deus.
Aproveito também para sugerir que em próximas edições da UV seja abordada a temática" Agricultura e Pescas" na medida em que, sendo este um sector estratégico para o futuro do País, e havendo um grande desconhecimento por parte de muitos Portugueses no que toca esta área, seria interessante que houvesse um preenchimento dessas lacunas para uma maior creditação dessas áreas.