PERGUNTA A ...
 
 
 
     
Miguel Martins dos Santos
   
Miguel Santos Fernandes
Os meus parabéns pela vitória!
Que incentivos governativos obtiveste para que pudesses representar Portugal e quais as diferenças que sentiste neste campo antes, após a Menção Honrosa que obtiveste em 2010 nas Olimpíadas Internacionais da Matemática e após a conquista da medalha de ouro nas últimas Olimpíadas?
Parece-me ter sido dada maior atenção a este assunto após a Medalha de Ouro do que após a Menção Honrosa. Na minha opinião, isto é pouco razoável, os incentivos vêm na sua grande maioria do Projecto Delfos, da Sociedade Portuguesa de Matemática e das famílias dos alunos, não do Governo. Penso que deveria haver mais apoios a estas causas (não só na Matemática, mas também na Física, Química, Informática, Biologia, enfim, qualquer causa digna), não está correcto não apoiar ou apoiar pouco para depois vir publicitar o que é conseguido como feitos para Portugal.
Cristiana Santos
Acabei agora o 12ºano e, infelizmente, penso que o rigor e a exigência do ensino (escola e professores) é cada vez menor e se revê nas notas dos exames nacionais. Gostaria de saber se concordas comigo e quais são, na tua opinião, as formas de inverter esta tendência?



Parabéns pelo prémio. O teu exemplo deve ser seguido não só pelos jovens, mas por toda a sociedade porque é um exemplo de trabalho e sucesso.
Concordo contigo, Cristiana. Penso que o problema reside na falta de exigência ao longo do ensino, começando desde logo no 1º ciclo e mantendo-se até ao ensino secundário. Isto resulta numa falta de bases nos alunos, o que cada vez mais cria dificuldades. A solução será não diminuir a exigência, mas sim aumentá-la ao longo de alguns anos, começando no ensino básico e depois seguindo para o secundário. Deve-se exigir também um raciocínio mais abstracto dos alunos, logo desde o princípio.
Ângela Caeiro
Com apenas 16 anos, já és um verdadeiro exemplo para todos nós. O que aconselhas aos jovens portugueses que veêm a Matemática como um "bicho papão" para conseguirem ter alguma da tua excelente motivação?
Beatriz Cardoso
Parabéns pelo prémio! Se estivesses numa posição no Governo, que medidas tomarias para aumentar o interesse e o consequente sucesso na Matemática?
Carlos Sampaio da Costa
Olá Miguel, antes demais gostaria de saudar-te pelo teu recente sucesso.

Tendo em conta que a Matemática é, sem dúvida, uma das unidades curriculares que mais dissabores causa aos alunos portugueses, na tua opinião que medidas acreditas que poderiam ser implementadas e que métodos de estudo deveriam ser aplicados de forma a que este teu sucesso possa ser alcançado novamente no futuro?
Carolina Batista
Antes demais parabéns.Gostava de saber como é para ti lidar com a pressão a que estás sujeito para ser o melhor, particularmente depois do reconhecimento internacional?
Cristiana Santos
Outra pergunta que te gostaria de lançar era saber quais as principais diferenças que notaste entre a formação dos alunos portugueses e a dos internacionais com que travaste conhecimento?
David Pereira de Castro
Qual é a sensação de representar o nosso país numa área que tantas questões tem levantado?
Hugo Carneiro
Qual a grande marca distintiva que identificas no modo como aprendeste matemática e que fez toda a diferença?
Isa Monteiro
Antes de mais, muitos parabéns pelas tuas conquistas e por representares tão bem Portugal. Achas mais interessante o estudo da Matemática pura ou aplicada a outras ciências e tecnologias? Que erros consegues identificar no ensino da Matemática em Portugal?
Jorge Faria Freitas
Caro Miguel, foi com um enorme prestígio que dignificaste as cores portuguesas nas Olimpíadas da Matemática e por isso, quero-te dar os parabéns pela conquista da medalha de ouro e pelo mérito que possuis.

Como é que te sentiste por ser natural de Portugal, ou seja, sentiste algum tipo de desprezo ou tratamento especial por seres português?
Laura Horta
Antes de mais muitíssimos parabéns Miguel! Reconheço-te todo o mérito, muita sorte para o futuro.

Partilhas um sentimento de injustiça por um reconhecimento efémero que normalmente está associado a tão importantes prémios como as olimpíadas da matemática?

Liliana Fidalgo Dias
Pensas que não existe um desafio intelectual, especialmente na disciplina de matemática, para os alunos estudiosos e esforçados que pretendem atingir um maior nível do que aquele que é exigido neste sistema educacional? Consideras que esta situação cria uma injustiça para os bons alunos e um défice de conhecimento para todos?
Marcelo Rafael
Qual a tua opinião, sobre a diminuição da idade de voto dos 18 anos para os 16?
Pedro Roberto
Olá Miguel,

Ainda ontem, o Ministro Nuno Crato referiu a importância dos jovens que representam o nosso país em Olimpíadas da Matemática.

Como te sentes, sendo agora, a cara desta notícia em Portugal?
Pedro Veiga
Sendo um português que recentemente levou o nome de Portugal por esse mundo fora, tiveste apoio suficiente por parte do Estado para a realização da tua tarefa?
Rui Bernardino
Parabéns Miguel!



O que achas que mais pesou para este teu feito, acreditas que foi a tua genética que por força do acaso te brindou com os melhores "genes matemáticos", ou por outro lado pensas que foi o tipo de estudo que segues para atingir os teus objectivos?
Tiago Cunha
É dificil fazer a gestão de tempo entre o gosto pela matemática e outras actividades como o lazer, o desporto e a familia?