Pergunta Plenário: Jantar-Conferência com o Prof. Doutor Nuno Crato
Pergunta Plenário: Reformar o Estado: uma prioridade nacional
Pergunta Plenário: Os media hoje: analisar informação ou explorar sentimentos?
Pergunta Plenário: Assembleia Extraordinária (Apresentação dos Trabalhos de Grupo)
Pergunta Plenário: Jantar-Conferência com o Dr. Mário Soares
Pergunta a ...
Duarte Marques
após esta sessão onde foi falado a redução do voto para 16 anos, consideras que demorará muito tempo até que esta medida possa vir a ser aplicada? Ou se algum dia virá? Obrigado (: Cara Liliana, sinceramente espero que não demore muito, mas estas coisas levam o seu tempo e esta é uma daquelas propostas que não é consensual. Mas acredito muito nela e por isso não me cansarei de a defender. Há batalhas e reformas que duram anos, recordo que há mais de 20 anos a JSD defendia o fim do serviço militar obrigatório e a maioria das pessoas considerava isso impossível...demorou mas foi uma realidade e hoje já não existe. Não devemos deixar de lutar por aquilo em que acreditamos !
Miguel Martins dos Santos
Pensas que não existe um desafio intelectual, especialmente na disciplina de matemática, para os alunos estudiosos e esforçados que pretendem atingir um maior nível do que aquele que é exigido neste sistema educacional? Consideras que esta situação cria uma injustiça para os bons alunos e um défice de conhecimento para todos?
Maria da Graça Carvalho
Tendo sido ministra da ciência e do ensino superior, qual a sua avaliação do sistema de distribuição de bolsas ao ensino superior? Deveria ser revisto e reformulado, ou trata-se de um sistema eficaz?
Ângelo Correia
Acredita que, mesmo que a política externa portuguesa se centralize na Europa devido, essencialmente, a questões económicas, o país deveria abrir-se a novos pólos de política externa, como a zona inexplorada do Magrebe? Não deverá ser necessário começar a despegar-se desta dependência europeia? Obrigado.
Mariano Rajoy
Com a actual crise em que hoje vivemos, acha responsável o gasto significativo dos dinheiros públicos numa visita papal?
Mário Soares
Considera que António Costa teria sido uma melhor aposta para o Partido Socialista nestas últimas eleições internas? Ou que se trata apenas uma estratégia para que se candidate daqui a quatro anos?
Tomaz Morais
Considera que a actual crise económica afectou não só a selecção nacional de râguebi, mas também outras selecções do nosso país? Como podem elas combater este obstáculo? Obrigado.
Achei Curioso
Achei curioso, finalmente, ouvir uma opinião favorável e bastante esclarecida sobre o mercado de Carbono.
a Europa não foi criada devido a razões económicas, mas sim para promover a paz e a qualidade de vida? Achei curioso e discordo.
a palavra descentralização parece destacar-se no discurso do Dr. Miguel Relvas
Simples, claro e coeso - um bom discurso (:
finalmente debater-se a competitividade e inovações, assim como as suas diferentes nas diferentes zonas mundiais. Dumping é um assunto que deve ser debatido.
Finalmente ouvir um grande senhor a declarar que as questões de segurança nas centrais nucleares não são desculpas para não apostar na energia nuclear.
'... e as velhas negras vão para o Bloco', Rodrigo Moita de Deus.
Um pequeno lapso: '... e as ovelhas negras vão para o Bloco', Rodrigo Moita de Deus.
'José Sócrates' pela sua arte de comunicação, engraçadissimo.
o 'portinhol' do Dr. Carlos Coelho, muito bom esforço (:
'mercado não é misturar o que não é misturável'.
Existe uma mania de prever as catástrofes explorando os sentimentos das pessoas, é uma maneira dos profissionais da comunicação social para insinuar as suas notícias e importância. É uma estratégia, mas que, por vezes, falha na parte da responsabilidade jornalística.
'tudo é melhor que Sócrates'
Vir aqui é um desafio, diz a nossa presidente da assembleia da república.
A política é um voluntariado dotado de poder - Dra. Assunção Esteves
Achei curioso que quando estávamos a trabalhar para a assembleia recebemos uma chamada anónima sobre o desaparecimento do boneco azul. Há gente com muita paciência...
A simplicidade do Dr. Vítor Gaspar. Mesmo que seja ministro das Finanças, e aclamado como o homem que será o mais odiado nos próximos quatro anos devido às medidas de austeridade que irá implementar, apresenta uma postura calma e ponderada transmitindo muita confiança e segurança.
a forma como ele decidiu apresentar as suas ideias perto dos alunos, longe da mesa dos oradores. Como disse, a sua postura é única. Foi uma das escolhas mais inteligentes deste governo.
Respondendo ao Miguel Santos Fernandes: os nossos bonecos têm mais sorte do que nós, podem ficar a dormir mais um bocadinho. (: E calculo que alguns tenham sido raptados pelo caminho.
Falta um dia, mas um dia para nós são muito mais do que vinte e quatro horas. Para nós esta semana simbolizou uma semana de trabalho e cooperação, de convívio e crescimento. Agradeço a todos pela maravilhosa experiência, terei saudades das nossas mascotes, brincadeiras, palestras e refeições. Disseram-nos, constantemente, que somos uma elite, espero que tenhamos honrado esse elogio. Alias, eu acredito que o tenhamos feito.
Para uma experiência única na vida deixo aqui as minhas despedidas, mas não com um adeus e sim um até logo. (:
'A vossa geração é das gerações mais bem treinadas que Portugal já produziu', é um orgulho ouvir estas palavras do ministro das finanças, esperemos corresponder às suas palavras.
parece que a Madeira hoje é um assunto que será tocado várias vezes, veremos as respostas do Dr. Vítor Gaspar.
que tudo o que escrevi hoje tinha alguns erros lá pelo meio, o sono é tramado. Será que sou só eu? :P
'Prestem atenção e olhem para mim, eu pareço-vos um falcão?', Dr. Vítor Gaspar
algumas das apresentações foram muito bem estruturadas. São estes momentos em que nós podemos ter a clara noção entre as nossas fraquezas e os nossos pontos fortes. A UV é um processo de aprendizagem que incide em vários pontos extremamente importantes. Foi uma honra estar aqui e ouvir todos os meus colegas (:
Sugestões
Sendo um dos temas tratados na universidade de Verão ser o Ambiente é curioso que tanto papel seja gasto, sei que é uma medida de facilitismo e que nem todos têm consigo um portátil, porém acho que uma medida a ser considerada deveria ser a diminuição de utilização de tanto papel durante esta semana. A informatização da universidade está no bom caminho, mas penso que para o ano seguinte poderia ser melhorado a fim de pensarmos um pouco nesta questão ambiental, que apesar de ser simples, é um dos problemas que existem nesta área. Obrigado.
Sugeria que, uma vez que cada grupo formula mais do que uma pergunta para cada orador, existisse um fórum de discussão ou um modo de entregar também essas perguntas através da Intranet, mesmo que o Orador em questão apenas respondesse a mais uma ou duas. Creio que seria benéfico, até para existir uma noção dos assuntos que mais preocupam e incitam a curiosidade entre os participantes, podendo ser analisado para edições posteriores.
Concordo plenamente com a Tânia Bragança. Penso que poderia ser apenas um intervalo de 2 minutos entre o momento em que o orador termina o seu discurso e as perguntas começam. (:
Gostaríamos que o video do Hino fosse disponibilizado para os grupos, sabemos que não é conveniente apareceram certas pessoas, mas sugerimos que disponibilizem aos grupos que quiserem apenas o video deles, ou re-editar e retirar a parte em causa. Obrigado (: - grupo castanho
Sei que já fiz uma sugestão a nível da redução dos papéis, e entendo perfeitamente que nem todos possuem computador para aceder à Intranet. Então, sugiro que, pelo menos, não se use tantos envelopes, podem dar-nos os papéis na entrada sem eles. São que são um modo de organização com um design fantástico, mas temos de pensar no nosso planeta. (:
Queria perguntar a quem vai para Lisboa se me pode dar boleia sff. Obrigado (:
Uma sugestão para mim é o facto, de apesar de termos tido excepcionais palestras, e sei que deverá ser difícil escolher os temas para uma semana tão compacta, a minha opinião é para edições futuras. Considero que faltou uma palestra sobre o fosso que é a Justiça em Portugal, um dos maiores - se não o maior - problema estrutural que possuímos. Também sugeriria uma palestra sobre o federalismo, num debate entre um orador que o defendesse e outro que não o fizesse. Seria bastante interessante.
Espero que tenha ajudado, e obrigado por esta experiência. (: