Pergunta Plenário: Reformar o Estado: uma prioridade nacional
Poema: Jantar-Conferência com o Eng. Ângelo Correia
Pergunta Plenário: Assembleia Extraordinária (Apresentação dos Trabalhos de Grupo)
Pergunta Plenário: Ser social-democrata no séc. XXI
Pergunta a ...
Ângelo Correia
Será que o desenvolvimento da inovação e da tecnologia passa pela ligação das empresas e das Universidades, ou não chega? (ex. UPTEC no Porto)... Um dos elementos centrais do novo paradigma para Portugal na linha da sua sustentabilidade obriga a rever totalmente toda a investigação que se faz nas universidades, de modo a que o seu resultado seja facilmente incorporado na tecnologia empresarial. Isso significa o reforço das actividades de investigação aplicada e de desenvolvimento, em vez de investigação pura.
Tomaz Morais
Se tivessemos de encontrar um ponto/característica em comum entre o desporto e a política, ou entre um desportista e um político qual o ponto/característica que identificava? Persistência!
Duarte Marques
O que pensa a JSD fazer para moralizar a mercantilização em que se tornou o 2º ciclo de formação superior? Caro Hugo, a JSD já manifestou ao Governo a sua preocupação com a necessidade de regular e impôr limites aos preços dos mestrados que são claramente obrigatórios para entrar em determinada carreira. Essa é uma preocupação nossa e se o Governo não actuar, seremos nós a colocar essa questão na AR. Penso que era a isto que te referias.
Maria da Graça Carvalho
Se tivesse de tomar uma medida em matéria de ambiente e alterações climáticas por qual optaria, considerando que essa era a mais importante de todas?
Miguel Martins dos Santos
Qual a grande marca distintiva que identificas no modo como aprendeste matemática e que fez toda a diferença?
Dr. Carlos Carreiras
Como podemos falar num reforço do poder local quando as transferências do para as autarquias se têm vindo a reduzir de modo substancial (falando a troika em 375 milhões de euros)?
Mariano Rajoy
Que estratégias de cooperação considera poderem ser desenvolvidas por Espanha e Portugal de modo a superarem mais eficazmente a crise de dívida pública e diminuição do crescimento económico de ambos os países?
Mário Soares
Considera que o eixo franco-alemão e, em especial, a Sr.a Merkel ameaçam o projecto europeu? Que futuro pode ter a Europa?
Durão Barroso
Não terão sido excessivas as políticas de alargamento da UE ao longo dos anos quando os vários países se encontravam em fase de desenvolvimento e crescimento tão distintas, facto que agora parece enfraquecer qualquer política comum de resolução da crise (dado que as políticas direccionadas para os países em dificuldades têm repercussões financeiras substanciais para os países menos debilitados, nem sempre fáceis de explicar à população dos que auxiliam)?
Paulo Rangel
Atendendo à actual crise europeia fará sentido serem os países em dificuldade (Pt, Irlanda, Grécia, Espanha, Itália) a promoverem a discussão do modelo federal na Europa? E como convencer a população europeia, de modo a evitar eventuais vetos caso este processo avance?
Achei Curioso
Que Portugal possa trocar a redução de certas emissões de carbono por mais produção de energias renováveis...
As Autarquias locais criaram IPSS porque o Governo não permitia que estas abrissem creches ou berçários ou outras respostas sociais necessárias sem que assim fosse... faltou este esclarecimento Dr. Manuel Lemos... acresce, no que diz respeito aos gastos das empresas municipais, que não podemos generalizar... temos de ver caso a caso... não podemos considerar um contrato programa como uma transferência incorrecta qdo ocorre do Município para a EMM.
As palavras do Sr. Ministro da Educação e Ciência e Ensino Superior quando referiu que "a Ciência é importante por causa do espírito humano".
Esperava mais respostas do Dr. Miguel Relvas.
O Brasil tornou-se o maior exportador de agropecuário no dia em que produziu uma lei simples que obrigava a que 10% do crédito fosse destinado a este sector...
As palavras de Deus Pinheiro: "enqto a emigração veio de Leste não houve problemas, o problema foi qdo vei do sul"
O Grupo Roxo ter-se lembrado de criar um grupo no Facebook privado para comunicar...
Em certos momentos assistir à necessidade incontrolada de proferir elogios...
A proposta do voto por Multibanco. Como controlavam quem votava efectivamente? eu posso levar o MB de um amigo e votar... parece-me altamente falível... dps quem pagaria, se implementassem, o leitor da impressão digital? A SIBS? Os Bancos? Os clientes dos Bancos? Esqueçam... O caminho é voto electrónico em mesa eleitoral com fiscalização da nominalidade do eleitor...
as palavras de Mariano Rajoy ao relembrar as palavras do Presidente do Banco Mundial "qto mais tarde se actua mais tem de se fazer depois"...
Os vários colegas que têm feito perguntas em espanhol a Mariano Rajoy estão a safar-se mto bem... parabéns...
Os jornalistas estão a trabalhar bem... ainda não terminou Rajoy de responder Às perguntas dos grupos e já está a ser noticiado...http://sicnoticias.sapo.pt/economia/article741779.ece
"O interesse da mensagem varia na razão inversa da sua probabilidade"
Graça Moura "o direito de resposta nunca repõe a pessoa nos seus direitos".
Gostei do que disse Mário Soares: "na democracia não há inimigos mas apenas adversários".
A Univ a terminar e já tenho saudades de tantas pessoas fantásticas que conheci. Um abraço a todos.
Sugestões
Poderem todas as intervenções dos oradores ser coligidas em DVD para que possamos relembrar mais tarde as temáticas abordadas.
Porque não organizar no site todas as perguntas dos vários grupos de modo a que o próprio grupo pudesse dar a sua visão sobre o assunto e os outros pudessem concordar/contradizer?
De modo idêntico ao que sucedeu com as mesas do jantar, sortearem-se as filas do auditório pelos vários grupos, proporcionando uma maior rotatividade nas filas.
A Univ. de Verão deveria prever pelo menos 2 dias em que num período de 1,30h, sensivelmente, os participantes pudessem dedicar-se à prática desportiva (correr, caminhar, etc). Fica a sugestão para edições futuras.
Em cada conferência os oradores convidados poderiam deixar a recomendação de literatura temática (Pt ou estrangeira) que considerassem relevante para podermos ler mais tarde...
Colocar-se o "quem é quem" em versão disponível na intranet...
já vi o quem é quem, lapso meu.
A Univ a terminar e já tenho saudades de tantas pessoas fantásticas que conheci. Um abraço a todos.