PARTICIPANTES
 
 
     
 
  Isa Monteiro
27 anos
   
Grupo Verde
Distrito:
Aveiro
Concelho:
Vale de Cambra
Hobbie:
Natação
Animal:
cao
Comida:
Arroz de marisco
Música:
Air on the G-string - Bach
Livro:
1984 - George Orwell
Filme:
Amelie
Gostaria de Ser:
Professora universitária, Deputada da Assembleia da República
     
    Intervenções
   
Reformar o Estado: uma prioridade nacional
Jantar-Conferência com o Prof. Doutor Nuno Crato
ASSEMBLEIA (exercício de simulação II)
Debate com Dr. Mariano Rajoy
    Registo de Intervenções
   
Pergunta Plenário: Jantar-Conferência com o Prof. Doutor Nuno Crato
Pergunta Plenário: Ambiente e energia, o que temos de decidir já
Pergunta Plenário: Debate com Dr. Mariano Rajoy
Pergunta Plenário: ASSEMBLEIA (exercício de simulação II)
    Pergunta a ...
   
Dr. Carlos Carreiras
Considera que estamos perante uma crise de líderes?
Sem duvida, basta olhar para a dimensão e densidade, capacidade e visao de lideres como Helmut Kohl ou Francois Miterrand, para fazer so uma analise no eixo franco-alemao e considerando as duas grandes famílias politicas europeias.
 Duarte Marques
O que considera mais urgente fazer de forma a que a nova geração se interesse pela politica?
Obrigado pela tua pergunta Isa. É isso que a JSD tem tentado fazer. Nós temos levado a cabo um programa de formação nas escolas secundárias chamado Formação Sub18 que pretende desmistificar o "que é e para que serve a política?". A imagem actual da política é muito má e considerada como uma coisa quase negativa, por isso é necessário demonstrar que o que aparece na Tv não é muitas vezes o melhor exemplo de política. Daí começarmos logo nas escolas secundárias onde colocamos os jovens perante aquilo que devia ser a política. De seguida, é muito importante dar o exemplo e ter um comportamento correcto, promovendo boas políticas, sendo responsáveis, inovadores e defendendo sempre o bem comum. A terminar, é também fundamental demonstrar aos mais jovens o que está em jogo, que no caso é o seu futuro.
 Matos Rosa
Considera necessário ajustar os ideais sociais democratas aos tempos modernos?
Não. Considero importante ajustar as políticas e os mecanismos de actuação, mas não os ideais. Eles são a nossa matriz.
Está actualmente a decorrer o processo de revisão das linhas programáticas do PSD. Este trabalho servirá para adaptação aos dias de hoje mas sem adulterar a nossa identidade.
 Durão Barroso
Qual a principal característica indispensável a um líder europeu?
 João Garcia
No que respeita à aversão ao risco, o João Garcia parece ser um português atípico. De que forma considera que podemos mudar a mentalidade dos portugueses para que não tenham medo de arriscar?
 Maria da Graça Carvalho
Apesar de se verificar uma maior participação das mulheres na actividade política, qual considera ser a principal razão para que ainda não existam muitas mulheres a ocupar lugares de liderança?
 Ângelo Correia
Tendo sido conselheiro político do Dr. Passos Coelho, o nosso Primeiro Ministro, gostaria de perguntar que conselho daria, à luz da conjuntura actual, a um jovem como nós, com aspirações a Primeiro Ministro de Portugal no futuro.
 Matos Rosa
Perante a rápida evolução dos tempos, considera que estamos perante uma necessidade de adaptação dos ideais sociais democratas?
 Miguel Martins dos Santos
Antes de mais, muitos parabéns pelas tuas conquistas e por representares tão bem Portugal. Achas mais interessante o estudo da Matemática pura ou aplicada a outras ciências e tecnologias? Que erros consegues identificar no ensino da Matemática em Portugal?
 Mário Soares
Como consequência do descontentamento dos jovens e descrédito politico, conseguiria visualizar uma revolução a curto-médio prazo em Portugal?


 Tomaz Morais
Acha que o desporto poderia ajudar mais a economia de Portugal? Como?
 Nuno Crato
Um dos grandes investimentos do anterior governo foi a aposta em parcerias com universidades estrangeiras nomeadamente norte-americanas. Atendendo aos elevados custos que estas parcerias acarretam, pergunto se se inclui nos planos do actual governo continuar com estes programas ou se não seria mais benéfico utilizar estes fundos na (re)qualificação das Universidades Públicas Portuguesas.
 Paulo Rangel
Quais considera que são actualmente os principais desafios na representação de Portugal a nível Europeu?
    Achei Curioso
   
  • A resposta do Dr. Manuel de Lemos à pergunta do grupo verde sobre as reformas da nossa geração... será que devemos ir já fazer a nossa poupança reforma?
  • Relativamente à palestra do Dr. Manuel de Lemos, achei curioso (e preocupante!) que uma criança numa creche custe o mesmo que um jovem numa universidade. Sem dúvida que temos que actuar aqui e já!
  • A frase do Dr. Manuel de Lemos "o voluntariado é algo chato". Eu própria fui voluntária num hospital e foi das experiências mais enriquecedoras que minha adolescência. Gostaria de deixar a sugestão do voluntariado ser um requisito para o acesso ao ensino superior, o que poderia ajudar muitos jovens também a esclarecerem qual a sua verdadeira vocação.
  • O interesse e a atenção com que o Professor Doutor Nuno Crato ouviu os alunos. Foi muito positivo verificar o tempo que disponibilizou a cada um, dando importância a cada questão, com se esta fosse única.
  • Achei curioso o Prof. Deus Pinheiro classificar a sua própria geração como a "geração do bem-estar", que pretende evitar confrontos, não esta habituada a fazer sacrifícios e onde predomina o comodismo. Por outro lado, refere a preocupação que tem com os seus filhos, que pertencem a nossa geração e enfrentam os mesmos problemas. Não estaria na altura de ambas as geracoes trabalharem em conjunto no sentido de evitar a repetição dos erros do passado?
  • Achei curioso a quantidade de talentos que temos nos alunos da UV2011!
  •     Sugestões
       
  • As pessoas dos diferentes grupos se apresentem umas às outras e interajam nomeadamente desempenhando uma tarefa em conjunto.
  • Sugeria que a sala estivesse equipada com mais microfones (1 por cada 2 lugares), facilitaria muito na parte das perguntas.
  •