Pergunta Plenário: Sector social: um actor fundamental para ultrapassar a crise portuguesa
Pergunta Plenário: Reformar o Estado: uma prioridade nacional
Pergunta Plenário: Debate com Dr. Mariano Rajoy
Pergunta Plenário: Falar Claro
Pergunta Plenário: Assembleia Extraordinária (Apresentação dos Trabalhos de Grupo)
Pergunta a ...
Durão Barroso
Gostaria de saber a opinião do Dr. Durão Barroso acerca das Lideranças Europeias, ou seja se hoje é mais fácil chegar a um acordo entre os países da U.E do que por exemplo há 10 anos atrás. E se foi dificil como Português mostrar que temos a mesma capacidade de Liderança e Governança, ou mesmo talvez mais, que qualquer outro país da U.E? Obrigado e bem haja.
Paulo Rangel
Eu estive estudando em Brasília 6 meses e participei do Fórum Brasil-Europa no qual o Dr. Paulo Rangel fez um brilhante discurso. No seguimento das ideias aí expostas gostaria de saber se acha que o Brasil será um dos grandes parceiros da U.E de futuro, e qual a relevância de Portugal nessa parceria? Obrigado e bem haja.
João Garcia
Gostaria no seguimento de uma frase que disse, "A montanha não é o obstáculo, a montanha é o caminho", perguntar se este espírito também não deve ser o espírito de Portugal e dos Portugueses no sentido de não ir sempre pelo facilitismo mas pelo contrário trabalhar arduamente para conquistar novos picos tal como o fez no alpinismo? E em jeito de brincadeira, (como sou dos Açores) já subiu a maior montanha de Portugal, ou seja , a ilha do Pico com 2351 metros de altura? Obrigado e bem haja.
Achei Curioso
Achei curioso uma frase do Eng. Jorge Moreira da Silva que disse que "O anterior Governo confundiu energia com electricidade". Infelizmente não foi apenas isso que confundiu, houve confusões maiores...
Achei curioso e ao mesmo tempo preocupante a seguinte frase do Dr. Manuel de Lemos, Presidente da UMP, "Nas creches, hoje sabemos que a sexta-feira temos que dar um almoço maior e o dia que as crianças mais comem é a segunda-feira. Isso tem uma leitura, não tem?". Realmente é chocante ouvir a verdade mas há que enfrentar a realidade e criar condições para que possamos mudar esta face do nosso País.
Achei curioso a seguinte frase do Dr. Miguel Relvas, "Ainda não houve a missa de 7º dia e já parece que o anterior Governo não teve culpa no cartório e o ex-primeiro-ministro deve ter sido embaixador em algum lugar da Europa pois já não se recorda do que fez". Realmente amnésia política foi a doença que mais afetou o anterior governo...
Achei curioso o Eng. Ângelo Correia falar a seguinte frase, " O Eng. Guterres no seu Governo disse as empresas Portuguesas, para o Brasil e em força, mas como nada foi planeado deu um prejuízo de 3 bilhões de contos por não conhecemos a realidade do mercado brasileiro. Salazar também dizia, para Angola e em força, mas organizava e planeava tudo..." Se ao menos aprendêssemos com os erros do passado poderiamos ter um futuro muito melhor e muito mais competitivo em termos de mercados a conquistar por Portugal.
Sugestões
Sugiro que nas edições futuras da UV participem 1 deputado dos cada um dos 18 distritos de Portugal Continental, e 1 de cada uma das regiões autónomas dos Açores e da Madeira. Ou seja num dos dias da edição os deputados estariam com os jovens dos seus Distritos e Regiões de maneira a que conhecessem os seus eleitos e tivessem de perto com os seus representantes de modo a colocar questões pessoais e inquietações respeitantes aos seus locais de origem...