Pergunta Plenário: Reformar o Estado: uma prioridade nacional
Pergunta Plenário: Falar Claro
Pergunta Plenário: ASSEMBLEIA (exercício de simulação II)
Pergunta Plenário: Há uma saída para a crise?
Pergunta a ...
Duarte Marques
Caro Duarte Marques, é com muito prazer que hoje verifiquei que o desemprego voltou a descer pelo segundo mês consecutivo, pensas que isto se deve única e exclusivamente à sazonalidade ou algo mais? Obrigado André pela tua questão. Penso que a sazonalidade contribui para isso, apesar de sabermos que a comparação é feita também com outros meses de Verão do ano passado com as mesmas vantagens sazonais, podemos verificar que houve de facto uma melhoria face ao mesmo perído do ano passado. Será talvez sinal de confiança num novo cenário governativo mais responsável e que dá mais confiança às pessoas e às empresas.
Duarte Marques
Caro Duarte, saiu hoje a notícia que o Governo dependendo da vontade das instituições, existirá a hipótese de um aumento de 20 mil vagas em creches. Mas há um questão, após tantas críticas ao governo Sócrates pelas suas políticas que em nada favoreciam e incentivavam à natalidade, com aumento de impostos, cortes nos abonos, etc., não será preciso remediar essa situação para esta medida ser de facto interessante para a população portuguesa, e não apenas mais uma medida? Caro André, a baixa taxa natalidade é um grave problema, tal como hoje aprendemos com o Prof Deus Pinheiro. Mas na verdade nós nem capacidade instalada temos para ter uma rede de creches suficiente para os poucos nascimentos que existem anualmente em Portugal. É uma missão com dois sentidos, aumentar a natalidade e também a rede de apoio aos recém-nascidos.
Paulo Rangel
Até que ponto a palavra União é a mais correcta nos actuais moldes da "União" Europeu, que age em torno do interesse dos principais decisores políticos europeus, Alemanha e França? André, a propósito da palavra "União", importa perceber que ela tem uma grande tradição para designar "associações de Estados" ao longo dos tempos. Efectivamente, nos EUA, a palavra União designa a Federação como um todo. O Presidente dos EUA é geralmente conhecido como o "presidente da União". Algo de semelhante se passa com a maior democracia do mundo que tem o nome oficial de União Indiana (vulgo, Índia) e também se passou com a desaparecida União Soviética (1917-1991), que agregava Estados como a Rússia, a Ucrânia, múltiplos Estados da Ásia Central e, bem assim, os Estados Bálticos. O emprego do termo "União", no entanto, nada nos diz sobre a natureza do regime ou da organização das entidades que escolhem esse nome. E, por isso, o facto de se chamar "União" não significa que a ligação entre os seus membros seja muito estreita ou solidária. Trata-se de um termo político que não tem qualquer relação com o uso comum que, na linguagem do dia-a-dia, nós damos à palavra "união". Em todo o caso, mesmo num projecto altamente sofisticado e altruísta (como é o da UE), não podemos esperar que os diferentes Estados estejam numa relação estritamente paritária ou igualitária. É natural que os membros mais populosos, mais extensos e mais ricos tenham um peso mais forte nos processos de decisão. Na verdade, a pergunta que tem de se fazer é se esses Estados não teriam mais poder isolados do que dentro da União? Ou pondo as coisas de modo inverso: é de esperar que os Estados médios e pequenos tenham um peso mais do que proporcional ao seu grau de poder (demográfico, económico ou outro). Eis aí um sentido útil, mesmo que marginal, para o uso da palavra "união".
Maria da Graça Carvalho
Numa altura em que a UE se encontra com imensas dificuldades, e em que os principais decisores políticos, se têm demonstrado cada vez mais intransigentes naquilo que querem, enquanto euro deputada, sente de alguma forma que o trabalho de deputados de países como Portugal, Grécia, Irlanda, Espanha, etc., no Parlamento Europeu, seja descredibilizado?
Maria da Graça Carvalho
Até que ponto a demora da UE em tomar uma decisão concreta acerca da crise que a UE atravessa se prende com a relativa proximidade de eleições em França e Alemanha?
Mariano Rajoy
Pertencendo a Espanha à UE, tendo assinado os vários tratados, e pertencendo ao PEC, que traz já consigo o limite de dívida pública de 60% e défice de 3%, que diferença fará adicionar-se um limite ao défice na Constituição? Em que moldes será inserida esse limite, quais as consequências para um Governo que não cumpra?
Mário Soares
Julga que a actual crise europeia tem de ser resolvida pelos decisores mais experientes que já viveram periodos conturbados, ou devido à mudança dos tempos, só a irreverência dos mais novos pode levar à mudança?
Durão Barroso
Até que ponto a decisão do Banco Mundial de mudar o actual sistema de divisas, para um sistema multi-divisas no futuro, pode ter tido influência numa tentativa das agências de rating americanas de abater o euro, pondo em causa essa decisão?
Sabendo que a sobrevivência da economia dos EUA depende exclusivamente do poder da sua moeda no mundo.
Tomaz Morais
Como deve lidar um líder com 10 milhões de pessoas com a moral em baixo para inverter o sentimento?
Achei Curioso
A nossa coragem ser um GPS.
Haver JOVENS preocupados com a privatização da RTP alegando que esta possa perder qualidade... Por vezes sinto que até os meus avós são novos para a ver...
Partilhar esta notícia: http://noticias.r7.com/internacional/noticias/estado-de-saude-de-fidel-castro-se-deteriora-diz-jornal-da-venezuela-20110830.html
Será verdade?
Partilhar aqui a informação dada pelo Ministro das Finanças, Vítor Gaspar, de que o "Processo de privatizações prevê abrir ao mercado o controlo de algumas empresas cruciais no tecido empresarial português", em resposta a muitas perguntas e receios colocados esta manhã ao Ministro Miguel Relvas.
Ouvir deolinda na UV...
O grupo castanho ter iniciado a sua apresentação com o slogan Acreditar, usado por José Sócrates nesta eleições
No twitter a presidencia da republica colocou que o PR recebeu o presidente do PPE à 10 minutos.. Penso que não o vamos ter por muito tempo..
Sugestões
Devido aos toques constantes nos botões das fichas, sugeria que colocassem fita em todas as fichas de modo a mante-las sempre ligadas, como já algumas têm...
Após ter ouvido o Dr. Carlos Coelho ter dito, em tom de brincadeira, que a ementa seria DM no espeto, sugiro, também em tom de brincadeira, que para o ano todos os dias pela manhã um elemento de cada grupo fosse fazer uma corrida com DM de modo a evitar complicações futuras... ;)