Pergunta Plenário: Reformar o Estado: uma prioridade nacional
Pergunta Plenário: Debate com Dr. Mariano Rajoy
Poema: Almoço-Conferência com o Prof. Doutor António Barreto
Pergunta a ...
Paulo Rangel
Será que os Eurobonds podem prejudicar as soberanias nacionais dos países mais fracos, já que a Alemanha pode pedir em troca perdas de soberanias destes países? Alexandra, qualquer que seja a posição económico-financeira ou política sobre as "obrigações europeias" (vulgo, "eurobonds"), creio que a questão nunca se deve pôr em termos de soberania. O conceito de soberania foi pensado, em grande parte, para um contexto histórico-político que já não existe: o dos Estados com exclusividade de jurisdição sobre o seu território. Hoje, com a globalização, já muito poucos Estados se poderão considerar "soberanos" nessa acepção clássica ou tradicional. Na verdade, os "eurobonds" ainda não existem e será que, mesmo assim, podemos falar de "soberania" do Estados português, lituano, cipriota ou belga? A meu ver, o conceito de soberania é hoje uma simples "arma" retórica e demagógica, usada para tentar contrariar a realidade dos factos. Os Estados e os povos vivem em interdependência (na Europa e fora dela) e a generalidade dos grandes problemas das populações só podem ser resolvidos em "coordenação" e "interação" de grupos de Estados. A soberania é uma miragem, os "eurobonds" poderão ser ou não...
Achei Curioso
O interesse por parte do dr. Manuel Lemos por questões como "TGV ou políticas sociais?"
Fantástico! Excelente aula, muito dinâmica, bem estruturada e com fortes dicas, sem dúvida essencial.
"Hoje em dia temos uma nova concepção de poder, temos o desafio da integração, grandes problemas integrais à procura de uma solução global, um maior sentido dos outros." Dra Assunção Esteves.
Sugestões
Gostaria de sugerir que esta aula "Falar Claro", sem dúvida essencial, fosse dada logo no primeiro dia, como um tema introdutório e aplicável, pois encontra-se repleta de importantes informações que seriam desejáveis de serem aplicadas na prática em todas as oportunidades.