PARTICIPANTES
 
 
     
 
  Joaquim Freitas
27 anos
   
Grupo Laranja
Distrito:
Braga
Concelho:
Guimarães
Hobbie:
Voluntariado jovem
Animal:
Golfinho
Comida:
Bacalhau à Zé do Pipo da mamã
Música:
Não tenho
Livro:
O Perfume
Filme:
Brilliant Mind
Gostaria de Ser:
Deputado à Assembleia da República
     
    Intervenções
   
Sector social: um actor fundamental para ultrapassar a crise portuguesa
Reformar o Estado: uma prioridade nacional
Jantar-Conferência com o Prof. Doutor Nuno Crato
ASSEMBLEIA (exercício de simulação I)
    Registo de Intervenções
   
Pergunta Plenário: Sector social: um actor fundamental para ultrapassar a crise portuguesa
Pergunta Plenário: Jantar-Conferência com o Prof. Doutor Nuno Crato
Pergunta Plenário: Reformar o Estado: uma prioridade nacional
Pergunta Plenário: ASSEMBLEIA (exercício de simulação I)
    Pergunta a ...
   
 Duarte Marques
O voto aos 16 anos e obrigatório a partir dos 18 anos é uma bandeira da JSD. Não deverá esta medida ser precedida de inclusão de disciplinas de ciência política nas escolas portuguesas?
Obrigado Joaquim pela tua pergunta. Se verificares na nossa proposta, esta prevê um período de carência de cerca de 5 anos para preparar exactamente essa geração. Defendemos que sejam incluídos conteúdos sobre política, Estado e cidadania, entre outros, de forma transversal nas disciplinas do ensino básico e secundário, mas não necessariamente ciência política. Aproveito para te dizer que não sou um acérrimo defensor da disciplina de educação cívica se esses conteúdos puderem ser transmitidos de outra forma na escola.
 Maria da Graça Carvalho
Qual a sua opinião da valorização do voluntariado jovem a nível europeu, com um modelo comum de validação e certificaçao da experiência de voluntariado?
 Ângelo Correia
Quais os novos destinos emergentes para as exportações portuguesas?
Dr. Carlos Carreiras
Tem sido o embaixador da ideia que os municípios devem seguir o principio que "Acções locais podem ter um impacto global".
- Como poderemos incutir essa missão nos executivos municipais, como uma outra força de sociedade?
 Matos Rosa
Qual a importância de uma visão social democrata para a saída da crise?
 Tomaz Morais
Se tivesse que dar umas palavras de motivação ao nosso atual 1.º Ministro, o que lhe diria?
 Durão Barroso
A história do Mundo e, sobretudo, da Europa construiu-se com os contributos de grandes estadistas e visionários.

Qual é a sua visão da Europa daqui a 20 anos?
 Paulo Rangel
Qual pode ser, na sua opinião, o principal contributo dos jovens sociais democratas para que a juventude Portuguesa tenha uma maior consciência Europeia e, por conseguinte, sejam mais sensíveis aos temas Europeus que nos afectam a todos?
 João Garcia
Quais as 3 ou 4 principais características que um extraordinário alpinista e um jovem político devem ter em comum?
    Achei Curioso
   
  • Apesar de as mudanças nas políticas e nos práticos de ambiente e energia serem urgentes e naturais, governos e empresas esqueçam a co-responsabilidade governamental, trabalhando a pares para o presente ou futuro.
  • A coragem do Dr. Miguel Relvas na aula que presidiu. Mostra que podemos fazer politica de e com verdade, focando a acção, não na propaganda, mas nas soluções concretas dos problemas e na melhoria da qualidade de vida das pessoas.
  • Achei curioso que a Dra. Assunção Esteves tenha um espírito mais jovem, mais dinâmico e mais ativo que muitos dos militantes da JSD.
  •     Sugestões
       
  • Sejam disponibilizadas, em qualquer formato, os discursos/as intervenções de todos os oradores da UV. Os seus contributos podem ser elementos de motivação para a acção.
  • Poderia ser possível aos oradores terem microfone de lapela e, desse modo, poderem fazer uma apresentação mais "solta" e interativa.
  • Poderiamos receber as pen drives da UV no último dia da universidade e carregada com os materiais utilizados em todo o evento de formação.
  • Em outros contextos de formação em que também estamos organizados por equipas, a sala tem uma divisão espacial coincidente, isto é, as equipas dividem-se na sala em mesas separadas para cada grupo. Sabendo que deverá ser impossível no local em que estamos instalados, penso que os grupos ficariam a ganhar em dinâmica, intervenção e espírito de grupo.
  •