PARTICIPANTES
 
 
     
 
  Pedro Roberto
22 anos
   
Grupo Castanho
Distrito:
Lisboa AM
Concelho:
Odivelas
Hobbie:
Cinema e desporto
Animal:
O meu cão
Comida:
Bacalhau à lagareiro
Música:
Michael Bublé - Home
Livro:
Hoje é por Portugal! - Vasco Uva
Filme:
A vida é bela
Gostaria de Ser:
Um bom cidadão
     
    Intervenções
   
Reformar o Estado: uma prioridade nacional
Ambiente e energia, o que temos de decidir já
Falar Claro
Os media hoje: analisar informação ou explorar sentimentos?
ASSEMBLEIA (exercício de simulação II)
    Registo de Intervenções
   
Pergunta Plenário: Ambiente e energia, o que temos de decidir já
Pergunta Plenário: Reformar o Estado: uma prioridade nacional
Pergunta Plenário: Os media hoje: analisar informação ou explorar sentimentos?
Pergunta Plenário: Falar Claro
Poema: Jantar-Conferência com o Dr. Mário Soares
Pergunta Plenário: ASSEMBLEIA (exercício de simulação II)
    Pergunta a ...
   
 Duarte Marques
O facto de a UV ter abertura aos Jovens Independentes, poderá fazer com que, a medio prazo, esta seja vista como uma formação dos Jovens de Portugal?
Penso que o Programa de Formação Sub18 já um pouco essa formação para todos. A UV tem essa marca desde o ínicio e o meu desejo, tal como o da JSD, é que todos os partidos façam formação política obrigatória. Imagino que conheças a nossa proposta de obrigar os partidos a investir uma percentagem do financiamento público partidário em acções de formação política tal como nós já o fazemos. Esse dinheiro poderia ser investido fazendo formação pelos próprios meios ou contratando universidades,empresas, fundações ou centros de investigação para o fazerem.
 Matos Rosa
Dr. Matos Rosa,

Referiu, no seu discurso, várias vezes a palavra "Mudar".

Acredita que a UV terá influência directa, na Mudança de mentalidade/responsabilidade dos Jovens Portugueses?
Claro que acredito, daí a nossa aposta neste curso de formação.
O PSD acredita que só com formação de base, exemplos de ética e trabalho de rigor se consegue intervenção política de qualidade.
É isso que proporcionamos todos os anos na Universidade de Verão, aqui em Castelo de Vide.
Espero que aproveitem esta semana e se entusiasmem pela intervenção cívica.
 Duarte Marques
Em face do cada vez maior mediatismo que a UV atinge e da competente formação que lhe é reconhecida, consideras este "curso intensivo" deve ter um carácter obrigatório, nomeadamente para os militantes com altas responsabilidades autárquicas e ou políticas?
Caro Pedro, o meu desejo na JSD é que dentro de poucos anos seja "obrigatório" passar por um curso de formação política de base que crie condições para todos os dirigentes desde a base tenham um minímo de competências políticas, estatutárias, ideológicas, históricas, para poderem ser eleitos e representantes nos mais diversos orgãos políticos da JSD. A JSD Nacional apresentou no último Conselho Nacional, no Vimeiro, a base dessa formação a que chamamos Saber+ que foi desenvolvido pelo no Gabinete de Formação Nacional coordenado pela Susana Santos, avaliadora desta UV. Sei que este meu sonho pode levantar problemas de legitimidade, porque uma eleição é uma eleição democrática, mas penso que é a melhor solução para melhorarmos ainda mais a qualidade dos nossos dirigentes.
 Ângelo Correia
Numa entrevista que concedeu ao "Expresso" em Abril 2010, a propósito da pergunta "qual o Livro que mais o marcou?", referiu o seguinte: "(Os Maias. Eça descreve-nos um país e uma cidade que parecem manter-se na História cem anos depois. Quando o Mundo muda, nós parecemos iguais.)"

Na conjuntura actual, daria a mesma resposta?
 Maria da Graça Carvalho
Pela sua experiência enquanto deputada do Parlamento Europeu, acredita que a Universidade da Europa será um complemento desta nossa Universidade de Verão?
 Ângelo Correia
Os Jovens que aqui estão hoje em Castelo de Vide são o futuro ou perante as adversidades com que nos deparamos e a formação que temos assimilado, somos já o presente?
 Mariano Rajoy
Em que medida o seu futuro Governo Social Democrata, trará benefícios para Portugal?


 Miguel Martins dos Santos
Olá Miguel,

Ainda ontem, o Ministro Nuno Crato referiu a importância dos jovens que representam o nosso país em Olimpíadas da Matemática.

Como te sentes, sendo agora, a cara desta notícia em Portugal?
 Mariano Rajoy
Acha que também deveria ser proposta uma reforma da Constituição portuguesa de modo a impor um limite ao défice e à dívida pública, como foi proposto por Jose Luis Zapater?


 Mário Soares
Dr. Mário Soares,

Quais são os motivos que o fizeram aceitar o convite do Dep. Carlos Coelho, para estar connosco na UV?


 Durão Barroso
Realça-se várias vezes que a UV é a melhor formação política, ao nível da Juventude, não só em Portugal mas também na Europa.

Enquanto personalidade política, de enorme relevo "lá fora", que comentário lhe merece tal afirmação?
 Tomaz Morais
O Rugby é por norma um desporto que abarca uma série de atletas com um grau de formação académica muito acima da média. Porque não vemos desportistas tão instruídos noutros desportos, como na modalidade em que o Tomás trabalha?
    Achei Curioso
   
  • Curiosa a brilhante citação do Dr. Carlos Carreiras no seu discurso: " A crise é clarificadora e vai acabar com os vícios da velha Europa." A meu ver, que assim seja!
  • O Paradoxo geográfico da aula "Ambiente e Energia" no qual ficámos a saber que as regiões que menos graus de C02 imitem, são aquelas que correm maior risco de alterações climáticas!

  • O espírito de união que se vai criando com o desenrolar do tempo, não só entre grupos de trabalho como também com a generalidade das pessoas. Os conselheiros têm sido incansáveis no apoio prestado e surpreendem pela solidariedade e incentivo que demonstram.
  • Na UV faz-se jus à frase: " Quem muito dorme, pouco aprende!"
  • A frontalidade de Dr. Miguel Relvas na resposta às questões apresentadas e a alegria visível com que deu a aula foram notáveis! " É tempo de fazer muito com pouco" é uma frase sua (hoje aqui proferida) que nao vou esquecer!
  • A aguardar com expectativa a chegada do Dr. Mariano Rajoy!
  • A palestra "Falar Claro" foi um autêntico tónico para continuarmos motivados a trabalhar! Realço o espírito informal do debate e o espírito jovem do Dep. Carlos Coelho e do Dr. Rodrigo Moita de Deus.
  • Haver temas polémicos para defender nas simulações de Hemiciclo, só nos cultiva ainda mais enquanto pessoas, mesmo que tenhamos de dar a cara por bandeiras que não defendemos.
  • Ver o Estádio da Luz na Uv... Curiosíssimo também, mas bem pensado!
  • Acredito que haja uma noção geral de que os media desempenham hoje um papel fulcral nas sociedades. Não me parece menos mentira é que, hoje, explorem sentimentalmente a imagem e a comunicação com um básico sentido: Share e audiência
  • Acho curioso o Rugby ser um desporto cujos seus atletas são por norma pessoas muito instruídas academicamente, ao invés do que acontece na maioria das outras modalidades.



    Uma boa questão a fazer ao Dr. Tomás Morais
  • "Vocês são a Nossa Selecção Nacional!" Com oradores deste calibre já começo a não ter dúvidas.
  • Achei muitíssimo curioso que se fale nos media de uma débil capacidade de comunicação do Ministro das Finanças quando, afinal, O Sr. Ministro está a discursar sobre o tema há quase 40 minutos, sem recorrer a um único suporte de papel ou digital e, fá-lo de microfone na lapela percorrendo toda a frente da nossa sala!

    Afinal há muita gente enganada...
  • Mensagem de despedida para o JUV:



    Por incrível que pareça, o facto de saber que nunca mais cá volto assola-me o coração! A UV é um fenómeno que não se explica!
  •     Sugestões
       
  • Não me parece que seja imperial sugerir a disponibilização das apresentações em Power point, antes ou durante a explanação dos oradores em apreço.

    Acredito ser de nossa competência a preparação prévia dos temas em foco, como forma de premiar o mérito dos alunos da UV2011 bem como o incentivo ao trabalho.
  • Para facilitar o sistema "Catch the eye", forneçam um cartão de côr correspondente ao grupo em que a pessoa está inserida, para que, ao levantar a mão com o intuito de participar, a Mesa saiba de imediato a que grupo o aluno pertence. Acredito que este ano isto seja ainda exequível, com a ajuda da credencial.

  • Sugiro, para edições futuras da UV, que nos Jantares - Conferência se abdique das 10 perguntas por equipa, (sorteando 3 grupos por jantar) com o objectivo de os Alunos terem mais tempo útil, sobretudo para a feitura do trabalho de grupo e da simulação de hemiciclo. Na rotina da UV, 30 minutos a mais farão a diferença na qualidade dos mesmos, a meu ver.
  • Sugiro que em edições futuras da universidade, o Reitor da Uv, o Presidente da JSD, os Conselheiros e os membros do staff, possam fazer uma simulação de hemiciclo no final do dia, para que tiremos conclusões na prática de como intervir e tornar ainda mais dinâmica esta Assembleia!
  •