PARTICIPANTES
 
 
     
 
  Alexandra Pereira Rebelo
18 anos
   
Grupo Laranja
Distrito:
Lisboa AM
Concelho:
Vila Franca de Xira
Hobbie:
Correr
Animal:
Cão
Comida:
Bacalhau com natas
Música:
Better man - Pearl Jam
Livro:
Sherlock Holmes
Filme:
O turista
Gostaria de Ser:
Gestora
     
    Intervenções
   
Reformar o Estado: uma prioridade nacional
Debate com Dr. Mariano Rajoy
    Registo de Intervenções
   
Pergunta Plenário: Reformar o Estado: uma prioridade nacional
Pergunta Plenário: Debate com Dr. Mariano Rajoy
Poema: Almoço-Conferência com o Prof. Doutor António Barreto
    Pergunta a ...
   
 Paulo Rangel
Será que os Eurobonds podem prejudicar as soberanias nacionais dos países mais fracos, já que a Alemanha pode pedir em troca perdas de soberanias destes países?
Alexandra, qualquer que seja a posição económico-financeira ou política sobre as "obrigações europeias" (vulgo, "eurobonds"), creio que a questão nunca se deve pôr em termos de soberania. O conceito de soberania foi pensado, em grande parte, para um contexto histórico-político que já não existe: o dos Estados com exclusividade de jurisdição sobre o seu território. Hoje, com a globalização, já muito poucos Estados se poderão considerar "soberanos" nessa acepção clássica ou tradicional.
Na verdade, os "eurobonds" ainda não existem e será que, mesmo assim, podemos falar de "soberania" do Estados português, lituano, cipriota ou belga? A meu ver, o conceito de soberania é hoje uma simples "arma" retórica e demagógica, usada para tentar contrariar a realidade dos factos. Os Estados e os povos vivem em interdependência (na Europa e fora dela) e a generalidade dos grandes problemas das populações só podem ser resolvidos em "coordenação" e "interação" de grupos de Estados. A soberania é uma miragem, os "eurobonds" poderão ser ou não...
    Achei Curioso
   
  • O interesse por parte do dr. Manuel Lemos por questões como "TGV ou políticas sociais?"

  • Fantástico! Excelente aula, muito dinâmica, bem estruturada e com fortes dicas, sem dúvida essencial.
  • "Hoje em dia temos uma nova concepção de poder, temos o desafio da integração, grandes problemas integrais à procura de uma solução global, um maior sentido dos outros." Dra Assunção Esteves.
  •     Sugestões
       
  • Gostaria de sugerir que esta aula "Falar Claro", sem dúvida essencial, fosse dada logo no primeiro dia, como um tema introdutório e aplicável, pois encontra-se repleta de importantes informações que seriam desejáveis de serem aplicadas na prática em todas as oportunidades.
  •