NOTÍCIAS
 
 
Dia IV – 1 de Setembro – Universidade de Verão

 

O quarto dia da Universidade de Verão começou com o painel “Falar Claro”, que teve como oradores Carlos Coelho e Rodrigo Moita de Deus, que transmitiram um conjunto de conselhos sobre como comunicar em política, nos diferentes patamares de intervenção.   

Rodrigo Moita de Deus, director-geral da empresa Nextpower Comunicação e fundador do blog 31 da Armada, e Carlos Coelho, deputado europeu e Director da UV, começaram por afirmar que “fazer política é comunicar”.

Através da visualização de filmes e da abordagem de casos práticos a comunicação em política foi escalpelizada, com o suporte de diversos documentos de apoio.

A apresentação versou sobre os seguintes pontos: comunicar bem; escrever claro; contactos com a comunicação social; os novos meios; e, 15 Conselhos para falar em público.

Numa aula muito interactiva, os alunos mostraram-se particularmente interessados em retirar técnicas discursivas, para melhor a sua forma de comunicar.

Em seguida seguiu-se a apresentação dos trabalhos dos alunos sobre os sistemas eleitorais.

 

 

A segunda conferência foi da responsabilidade com o, muito possivelmente, próximo chefe do Governo espanhol, Dr. Mariano Rajoy. Num discurso marcadamente sobre Europa, reclamou um aprofundamento da integração europeia, sendo “preciso avançar decididamente para a governação europeia, perseguindo três objectivos: a competitividade, a coordenação e a solidariedade”.

Rajoy lamentou ainda a irresponsabilidade da governação dos governos socialistas português e espanhol, que conduziram o país a uma situação “estancamento da economia, alto endividamento, perda de competitividade e, o principal e mais doloroso, um desemprego insuportável”.

O líder do Partido Popular espanhol respondeu ainda às perguntas colocadas pelos alunos da Universidade de Verão, destacando-se a sua frase “juntos somos mucho más fuertes que por separado”.

 

O jantar teve a participação de António Chainho, mestre da guitarra portuguesa, onde explicou a história da guitarra portuguesa com algumas demonstrações musicais.

Seguiu-se a habitual Gala do Boneco.